Tire Sua Dúvida - Passagem de Ônibus | Rio de Janeiro São Paulo | Galeão Búzios | Rio de Janeiro Cabo Frio

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Como efetuar uma consulta e optar pela compra

  1. Indique as localidades de origem e de destino e a data da viagem. Em seguida, clique em "Consulte";
  2. Escolha o horário de maior interesse clicando no número do serviço;
  3. Visualização do serviço: horário de partida, previsão de chegada, número do serviço e valor da passagem. Abaixo destas informações, você encontrará o mapa do carro, com todas as poltronas disponíveis;
  4. Após a escolha da(s) poltrona(s), clique em "Adicionar ao Carrinho";
  5. Na tela seguinte, você deve ler o "Aceite" e então será direcionado à página de Identificação ou Cadastro. Caso já possua um e-mail e senha cadastrados no site, informe-os para prosseguir com a compra. Se for seu primeiro acesso, clique em "CADASTRO" e preencha o formulário para obter a sua "Identificação";
  6. Após efetivar o cadastro, você entrará em uma tela para confirmação da reserva, escolhendo a opção de
  7. pagamento entre as bandeiras VISA e MASTERCARD;
  8. Você entrará no ambiente de segurança da operadora escolhida e irá registrar os dados do seu cartão,
  9. efetivando, desta forma, a compra online;
  10. Após a efetivação da operação, aguarde a visualização do “voucher” (comprovante de compra).

IMPORTANTE

  1. A tela da operadora não serve como comprovante para retirada do bilhete – AGUARDE A VISUALIZAÇÃO E EFETIVE A IMPRESSÃO DO VOUCHER.

Para comprar online

  1. Indique as localidades de origem e de destino e a data da viagem sem acentuar. Em seguida, clique em "Continue";
  2. Você será direcionado para o ambiente de vendas do grupo JCA. Escolha o horário de maior interesse clicando no campo de marcação do horário e serviço desejado;
  3. Todas as etapas, ficarão registradas no carrinho de compras, na lateral direita;
  4. Após a escolha do(s) horário(s), e clique em "Avançar";
  5. Clique na(s) poltrona(s) desejada(s), e clique em “Avançar”;
  6. Na tela seguinte, você deve preencher os campos com a identificação (Nome Completo e RG) de quem irá viajar;
  7. Na etapa de pagamento, você deverá escolher a bandeira do cartão de crédito, incluir os dados do titular do cartão e escolher a forma de parcelamento.
  8. Muito importante: SEMPRE COLOCAR O EMAIL DE QUEM RECEBERÁ A CONFIRMAÇÃO DE COMPRA.
  9. Ler o contrato de transporte rodoviário e clicar no box “Eu aceito a política de privacidade e com as condições gerais do contrato de transporte rodoviário”;
  10. Após finalizar a operação, aguarde a visualização do “voucher” (comprovante de compra).

IMPORTANTE

  1. A tela da operadora não serve como comprovante para retirada do bilhete – AGUARDE A VISUALIZAÇÃO E EFETIVE A IMPRESSÃO DO VOUCHER.
  2. A retirada do bilhete somente poderá ser feita em uma das agências próprias da empresa, em um terminal rodoviário

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Dúvidas Frequentes

Dúvidas Frequentes

Como faço para cancelar uma passagem?

Se você comprou sua passagem pela Central de Relacionamento e ainda não a imprimiu, você poderá cancelar entrando em contato com o SAC no 4004-5001 de segunda à sexta-feira das 09hs às 21hs. Os cancelamentos, somente poderão ser realizados até 3 horas antes do embarque.

Se você comprou a passagem pelo site e ainda não a emitiu, você deverá acessarhttps://vendas.jcaholding.com.br, clicar na aba “Minhas Passagens”, incluir o e-mail (fornecido na compra da passagem) e o localizador (emitido no voucher). Ao acessar suas passagens, basta cancelar a passagem desejada. Os cancelamentos, somente poderão ser realizados até 3 horas antes do embarque.

Se você comprou sua passagem nos guichês da 1001, essa passagem já está impressa, portanto, somente poderá ser cancelada no próprio guichê.

*Será cobrado multa de 5% do valor da tarifa, segundo as regras da resolução 4282 para linhas federais e estaduais.

Como faço para resgatar ou solicitar informações caso esqueça algum objeto durante a viagem?

Se você esqueceu algum objeto ou documento no interior de um dos nossos ônibus, entre em contato com a nossa central de atendimento, para que possamos ajudá-lo a encontrar. Caso seja localizado, entraremos em contato com você através do seu e-mail.

Lembrando que, de acordo com o artigo 8º, inciso 6º da resolução nº 1432, de abril de 2006 da ANTT, a empresa não se responsabiliza por objetos deixados no interior do veículo, uma vez que estes volumes, transportados na parte superior do veículo, são de responsabilidade do passageiro.

Qual o prazo máximo para cancelamento ou transferência do bilhete de passagem?

O cliente tem até 03 horas antes do horário de embarque para cancelamento ou transferência da passagem. Este procedimento só poderá ser feito pessoalmente na agência onde comprou o bilhete ou em umas de nossas agências próprias. Clique aqui para ver a relação de agências.

Como devo proceder se minha bagagem for extraviada ou danificada?

Você deverá procurar imediatamente ao término da viagem a pessoa responsável pela agência (gerente ou encarregado) e relatar o fato por escrito, de próprio punho, para que as devidas providências sejam tomadas. Na ocasião, deverá ser preenchido um formulário para análise e possível localização da bagagem.

Em quais situações o IDOSO possui direito a gratuidade da passagem?

O Estatuto do idoso prevê gratuidade de 100% (apenas sob o valor da tarifa) nas seguintes condições*:

  1. idade igual ou superior a 60 anos;
  2. possuir renda comprovada igual ou inferior a 2 (dois) salários mínimos;
  3. retirar a passagem com antecedência de 3 (três) horas do horário da viagem na agência própria do embarque;
  4. desconto apenas em viagens interestaduais.

*Cessão de apenas 2 (dois) assentos em ônibus convencional.
Obs.: O Estatuto do idoso prevê gratuidade de 50% nos seguintes casos:

  1. se a passagem for adquirida próximo ao horário de embarque;
  2. se o mesmo ônibus já estiver com dois assentos ocupados por idosos.

Obs.: Serão cobrados apenas as taxas de pedágio e taxa rodoviária.

COMPROVAÇÃO DA RENDA:

No ato da solicitação do "Bilhete de viagem do idoso", o interessado deverá apresentar documento pessoal que faça prova de sua idade e renda. Poderão ser apresentados um dos seguintes comprovantes:

  1. carteira de Trabalho e Previdência Social com anotações atualizadas;
  2. contracheque de pagamento ou documento expedido pelo empregador;
  3. carnê de contribuição para o Instituto Nacional de Seguro Social – INSS;
  4. extrato de Pagamento de benefício ou declaração fornecida pelo INSS ou outro regime de previdência social público ou privado;
  5. documento ou carteira emitida pelas Secretarias Estaduais ou Municipais de Assistência Social.

Alta Temporada

Tempo para chegar na Rodoviária Novo Rio

A 1001 alerta que, no período de verão e feriados, em qualquer cidade grande, o acesso aos terminais fica congestionado, e o deslocamento dentro das rodoviárias torna-se complicado devido à grande quantidade de viajantes transitando no local. Por isso, saia de casa com bastante antecedência e, dessa forma, evite a perda do horário de embarque.

Atenção a Plataforma

Nos períodos de grande movimento nas Rodoviárias, as plataformas de embarque podem ser alteradas sem aviso prévio. Fiquem atentos as chamadas para o embarque.

Duração viagem

Durante altas temporadas, como no verão e feriados, o tempo previsto de viagem fica comprometido. Uma viagem que costuma durar 3 horas ou menos pode durar bem mais. Sendo assim, não considere o tempo previsto de viagem em condições e dias normais, tanto na ida quanto na volta. Se estiver fazendo conexões para outras localidades, aumente o tempo destinado às conexões em pelo menos 6 horas.

Horários Extras

Durante o verão e feriados, existe a possibilidade de abertura de horários extras. Intercalando os horários e ônibus de rotina. Logo, confira sempre o horário de embarque/chegada/trecho escolhido antes de finalizar sua compra.

Bagagem

Quais bagagens você pode levar no bagageiro?

No bagageiro você pode transportar bagagens de até 30 kg de peso, 350 decímetros cúbicos (1,30 metros) de volume ou um metro de dimensão máxima. É seu direito receber os comprovantes desses volumes. Volumes pequenos e de fácil acomodação podem ser levados no porta-embrulho.

Como transportar uma bicicleta:

O peso máximo para transporte no bagageiro é de 30 kg, o suficiente para uma bicicleta mais bagagem média. Já a dimensão máxima é de 1,30 metros e o cumprimento de uma bicicleta com rodas é de aproximadamente 1,80 metros.

Porém, sem as rodas, a bicicleta medirá 1,20 metros. Ou seja, o suficiente para ela seguir no bagageiro. Exemplo de cálculo:

  • Largura: 37 cm (guidão virado, sem remover pedais)
  • Altura: 82 cm (rodas removidas, ao lado da bike / ou selim removido)
  • Cumprimento: 115 cm (rodas ao lado da bike)
  • (37 x 82 x 115) / 1000 = 350 decímetros

Bagagens Extraviadas:

Em caso de dano ou extravio de bagagem, procure o funcionário responsável que se encontrar no local do desembarque. Preencha o formulário de reclamação de bagagem e apresente o ticket de bagagem e a passagem. A cópia destes documentos será anexada ao formulário e encaminhada à empresa para que as devidas providências sejam tomadas. Para seu conforto, sugerimos que a bagagem receba uma identificação interna contendo seus dados pessoais, pois, em caso de extravio ou esquecimento, será mais fácil devolvê-la.

Cancelamentos / Troca / Remarcação

Cancelamento

Conheça as regras para cancelamento de passagens:

Interestadual (viagens para fora do estado): Até 3h antes do horário previsto para embarque da sua passagem atual, você poderá solicitar o cancelamento e reembolso do valor pago em nossos guichês, com retenção de 5% de multa. Após esse prazo, você não poderá mais solicitar reembolso ou cancelamento.

Intermunicipal (viagens para dentro do estado): Até 3h antes do horário previsto para embarque da sua passagem atual, você poderá solicitar o cancelamento e reembolso do valor pago em nossos guichês, com retenção de 5% de multa. Após esse prazo, você não poderá mais solicitar reembolso ou cancelamento.

Troca de Passagem

A Auto Viação 1001 possibilita a troca por até 01 ano, respeitando as seguintes condições:

Interestadual (viagens para fora do estado): Até 3h antes do horário de partida, você pode realizar a troca sem custo (apenas com a restituição ou cobrança da diferença)  nas agências da empresa. Após esse prazo, a troca só será permitida nas agências da empresa, para a mesma linha, seção e sentido com a cobrança da taxa de 20% do valor da tarifa.

Intermunicipal (viagens para dentro do estado): Até 1h antes do horário previsto para a partida, você pode realizar a troca sem custo (apenas com a restituição ou cobrança da diferença) nas agências da empresa. Caso o cliente não informe para a Auto Viação 1001 a intenção da troca da passagem até o período de embarque, a passagem passa a ser inválida depois da partida.

Compras pelo site

Esqueci minha senha

Caso tenha esquecido sua senha, siga as seguintes instruções:

  1. Realize uma consulta de compra e escolha origem, destino, horário e poltrona.
  2. No campo Identificação do Cliente, insira o número do CPF
  3. Clique no botão Esqueci Minha Senha
  4. Pronto! Sua nova senha será enviada para o e-mail utilizado no cadastro do site Viação 1001.

Impressão do Voucher

Após a confirmação de compra, o voucher chegará ao seu endereço de e-mail cadastrado no site Viação 1001 assim que a compra for finalizada. Caso demore a receber observe a caixa de spam, seu voucher pode estar lá.

Cartões aceitos

Aceitamos os cartões Elo, Cartões Visa, Master Card, American Express e Dinners Club.

Gratuidade / Passe Livre

Gratuidade - Idoso

Entenda como funciona a Gratuidade para Idosos: INTERESTADUAL

  • 2 vagas por carro convencional
  • Idade mínima 60 anos completos;
  • Desconto de 100% da tarifa;
  • Não paga taxa de embarque e pedágio;
  • Apresentar documento oficial com foto + comprovante de renda com até dois salários mínimos.
  • Caso as duas vagas já estejam preenchidas, pode comprar outro assento com 50% de desconto.

 INTERMUNICIPAL

  • 2 vagas por carro convencional;
  • Idade mínima 65 anos completos;
  • Desconto de 100% da tarifa;
  • Paga-se taxa de embarque e pedágio;
  • Basta apresentar documento oficial com foto

Passe Livre

Quem tem direito?

  • Portadores de Necessidades Especiais Carentes;
  • Portadores de doença crônica de natureza física ou mental;

INTERESTADUAL

Como funciona?

  • Vagas em carros convencionais;
  • Desconto de 100% nas tarifas;
  • Não paga taxas de embarque e pedágio;
  • Solicitar até 3 horas antes do embarque, nos guichês da empresa;
  • Apresentar documento oficial com foto + cartão do Passe Livre (emitido pelo Ministério dos Transportes)
  • Se o beneficio não for concedido, emitir documento com data, hora local e motivo da recusa;

Acompanhante

  • Verificar se no Cartão do Passe Livre consta a "necessidade de acompanhante" e emitir passagem com 100% de desconto para o acompanhante;
  • O acompanhante precisa estar cadastrado no site www.transportes.gov.br para o recebimento do benefício;
  • O acompanhante não pode viajar sem a presença do beneficiário;

INTERMUNICIPAL

Como funciona?

O Passe Livre do Governo Federal não vale para o transporte urbano ou intermunicipal dentro do mesmo estado, nem para viagens em ônibus executivo e leito.

Serviços Oferecidos

Leito Cama

O serviço Leito Cama está presente em ônibus de 2 pisos, com apenas 6 poltronas largas que reclinam até 180 graus, manta, travesseiro, kit lanche, água gelada, toilette, ambiente refrigerado por ar-condicionado e tomadas USB para carregar smartphone e tablets.

Leito 1ª Classe

O serviço Leito 1ª Classe está presente em ônibus de 2 pisos, com apenas 6 poltronas extra largas com inclinação de até 150 graus, manta, travesseiro, kit lanche, água gelada, toilette e ambiente por ar-refrigerado por ar-condicionado.

Leito Comum

O serviço Leito Comum está presente em ônibus de 1 piso, com 24 poltronas extra largas com inclinação de até 150 graus,manta, travesseiro, kit lanche, água gelada, toilette e ambiente refrigerado por ar-condicionado.

Semi Leito DD

O serviço Semi-Leito DD está presente em ônibus de 2 pisos, com 44 poltronas com apoio para os pés, água gelada e toilette e ambiente refrigerado por ar-condicionado.

Semi Leito

O serviço Semi Leito está presente em ônibus de 1 piso, com 40 poltronas com apoio para os pés, água gelada, toilette e ambiente refrigerado por ar-condicionado.

Executivo 46

O serviço Executivo 46 está presente em ônibus de 1 piso, com 46 poltronas com um bom espaço entre elas. Neste serviço, as poltronas não possuem apoio de pé, toilette e ambiente refrigerado por ar-condicionado.

Convencional

O serviço Convencional está presente em carros de 1 piso, com ar-condicionado, poltronas comuns com assentos acolchoados e reclináveis. Neste serviço, as poltronas não possuem apoio de pé.

Sobre o desconto de 50% para jovens de baixa renda – ID Jovem

 

LEI Nº 12.852, DE 5 DE AGOSTO DE 2013.

Art. 32.  No sistema de transporte coletivo interestadual, observar-se-á, nos termos da legislação específica:

I – a reserva de 2 (duas) vagas gratuitas por veículo para jovens de baixa renda;

II – a reserva de 2 (duas) vagas por veículo com desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens, para os jovens de baixa renda, a serem utilizadas após esgotadas as vagas previstas no inciso I.

Parágrafo único.  Os procedimentos e os critérios para o exercício dos direitos previstos nos incisos I e II serão definidos em regulamento.

DECRETO Nº 8.537, DE 5 DE OUTUBRO DE 2015.

Reserva de vagas a jovens de baixa renda nos veículos do sistema de transporte coletivo interestadual

Art. 13.  Na forma definida no art. 32 da Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013, ao jovem de baixa renda serão reservadas duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros e duas vagas com desconto de cinquenta por cento, no mínimo, no valor das passagens, a serem utilizadas depois de esgotadas as vagas gratuitas.

  • 1ºPara fins do disposto nocaput, incluem-se na condição de serviço de transporte convencional:

I – os serviços de transporte rodoviário interestadual de passageiros, prestado em veículo de características básicas, com ou sem sanitários, em linhas regulares;

II – os serviços de transporte ferroviário interestadual de passageiros, em linhas regulares; e

III – os serviços de transporte aquaviário interestadual, abertos ao público, realizados em rios, lagos, lagoas e baías, que operam linhas regulares, inclusive travessias.

  • 2ºPara fazer uso das vagas gratuitas ou com desconto de cinquenta por cento previstas nocaput, o beneficiário deverá solicitar um único bilhete de viagem do jovem, nos pontos de venda da transportadora, com antecedência mínima de três horas em relação ao horário de partida do ponto inicial da linha do serviço de transporte, podendo solicitar a emissão do bilhete de viagem de retorno, observados os procedimentos da venda de bilhete de passagem.
  • 3ºNa existência de seções, nos pontos de seção devidamente autorizados para embarque de passageiros, a reserva de assentos deverá estar disponível até o horário definido para o ponto inicial da linha, conforme previsto no § 2º.
  • 4ºApós o prazo estipulado no § 2º, caso os assentos reservados não tenham sido objeto de concessão do benefício de que trata este Decreto, as empresas prestadoras dos serviços poderão colocá-los à venda.
  • 5ºEnquanto os bilhetes dos assentos referidos no § 4ºnão forem comercializados, continuarão disponíveis para o exercício do benefício da gratuidade e da meia-passagem.
  • 6ºO jovem deverá comparecer ao terminal de embarque até trinta minutos antes da hora marcada para o início da viagem, sob pena de perda do benefício.
  • 7ºO bilhete de viagem do jovem é nominal e intransferível e deverá conter referência ao benefício obtido, seja a gratuidade, seja o desconto de cinquenta por cento do valor da passagem.

Art. 14.  No ato da solicitação do bilhete de viagem do jovem, o interessado deverá apresentar a Identidade Jovem acompanhada de documento de identificação com foto expedido por órgão público e válido em todo território nacional.

Parágrafo único.  Quando o benefício não for concedido, as empresas prestadoras dos serviços de transporte deverão emitir ao solicitante documento que indicará a data, a hora, o local e o motivo da recusa.

Art. 15.  O beneficiário não poderá fazer reserva em mais de um horário para o mesmo dia e mesmo destino ou para horários e dias cuja realização da viagem se demonstre impraticável e caracterize domínio de reserva de lugares, em detrimento de outros beneficiários.

Art. 16.  O bilhete de viagem do jovem será emitido pela empresa prestadora do serviço, em conformidade com a legislação tributária e com os regulamentos da ANTT e da Antaq.

Parágrafo único.  As empresas prestadoras dos serviços de transporte deverão informar à ANTT e à Antaq a movimentação de usuários titulares do benefício, por seção e por situação, na periodicidade e na forma definida por estas Agências em regulamento.

Art. 17.  O jovem de baixa renda titular do benefício a que se refere o art. 13 terá assegurado os mesmos direitos garantidos aos demais passageiros.

Parágrafo único.  Não estão incluídas no benefício as tarifas de utilização dos terminais, de pedágio e as despesas com alimentação.

Art. 18.  O jovem de baixa renda está sujeito aos procedimentos de identificação de passageiros ao se apresentar para embarque, de acordo com o estabelecido pela ANTT e pela Antaq.

Art. 19.  Além dos benefícios previstos no art. 13, fica facultada às empresas prestadoras de serviços de transporte a concessão ao jovem de baixa renda do desconto mínimo de cinquenta por cento do valor da passagem para os demais assentos disponíveis do veículo, comboio ferroviário ou da embarcação do serviço de transporte interestadual de passageiros.

Art. 20.  As empresas prestadoras dos serviços de transporte disponibilizarão em todos os pontos de venda de passagens, sejam eles físicos ou virtuais, cópia do art. 32 da Lei nº 12.852, de 2013, e deste Decreto.

Art. 21.  O benefício de que trata o art. 13 será disciplinado em resolução específica pela ANTT e pela Antaq, assegurada a disponibilização de relatório de vagas gratuitas e vagas com desconto concedidas.

Da gratuidade escolar dentro do Estado do Rio de Janeiro

* Apresentar cartão RioCard Escolar.

O art. 1º da Lei 4.510/2005 - dispõe que, é assegurada, na forma, nos limites e sob as condições estabelecidas nesta Lei, isenção no pagamento de tarifa nos serviços convencionais de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros por ônibus do Estado do Rio de Janeiro, para alunos do ensino fundamental, médio e técnico da rede pública municipal, estadual e federal.

Transporte de animais

Vai viajar com seu melhor amigo em nossos ônibus? Aqui você encontra todas as informações para embarcar o seu cão ou gato e curtir uma viagem tranquila e segura.

Regras Gerais

ANIMAIS PERMITIDOS

Somente gatos e cachorros de qualquer raça e não ferozes podem ser transportados. São permitidos apenas 2 animais por veículo.

CAIXA DE TRANSPORTE

A caixa de transporte deve ter no máximo 41cm de comprimento, 36cm de largura e 33cm de altura e não pode conter água nem alimentos. É proibido transportar animais nos bagageiros ou no porta-embrulho.

PESO MÁXIMO

O animal de estimação dentro da caixa de transporte pode ter peso máximo de 10kg. Especialmente para trajetos dentro do estado de São Paulo, o peso máximo é de 8kg.

Antes da Viagem

ATESTADO SANITÁRIO

Atestado emitido com 3 dias de antecedência da viagem, por um veterinário credenciado ao Conselho Regional de Medicina Veterinária, comprovando a saúde do animal.

VACINAÇÃO EM DIA

Apresentar a carteira de vacinação do animal com destaque para a imunização antirrábica, obrigatória para pets com mais de 90 dias.

SEDAÇÃO

Se achar necessário, o animal pode ser sedado para a viagem conforme orientação do seu veterinário.

No Trajeto

ACOMODE SEU AMIGO

O animal deve ficar dentro da caixa de transporte durante todo o trajeto. Por questão de segurança, ele deverá ser acomodado próximo aos pés e nunca no colo.

POLTRONA GARANTIDA

É possível levar o animal de estimação na poltrona ao lado. Lembrando que será cobrado o valor da tarifa correspondente. 

RECOMENDAÇÕES NAS PARADAS

Recomendamos higienizar a caixa de transporte do animal a cada parada. Também é o momento ideal para levá-lo para fazer as necessidades e oferecer água.

Cão Guia

Fica assegurado o ingresso, nos meios de transporte público coletivo, de cães-guia quando acompanhando de pessoa portadora de deficiência visual.

A identificação do cão-guia e a comprovação de treinamento do usuário dar-se-ão por meio da apresentação dos seguintes itens:

  1. Carteira de identificação e plaqueta de identificação, expedidas pelo centro de treinamento de cães-guia ou pelo instrutor autônomo;
  2. Carteira de vacinação atualizada, com comprovação da vacinação múltipla e antirrábica, assinada por médico veterinário com registro no órgão regulador da profissão;
  3. Equipamento do animal, composto por coleira, guia e arreio com alça.

A plaqueta de identificação deve ser utilizada no pescoço do cão-guia.

O cão em fase de socialização e treinamento deverá ser identificado por uma plaqueta, presa à coleira, com a inscrição “cão-guia em treinamento”, aplicando-se as mesmas exigências de identificação do cão-guia, dispensado o uso de arreio com alça.

É vedada a exigência do uso de focinheira nos animais de que o Decreto nº. 5.904, de 21 de setembro de 2006, como condição para o ingresso e permanência em ambientes de uso coletivo.

Transporte de animais silvestres

Os animais silvestres para serem transportados deverão estar devidamente acondicionados, conforme orientação do IBAMA, e acompanhados OBRIGATORIAMENTE dos seguintes documentos:

  1. GTA – Guia de Transporte de Animal.
  2. Atestado de saúde.
  3. Cartão de vacinação atualizado.
  4. Autorização de Transporte emitida pelo IBAMA.

O animal deve pesar no máximo 10 kg (quilos) *, estar acomodado em contêiner específico para a espécie, com o limite de tamanho de 41cm x 36cm x 33cm (Comprimento X Largura X Altura), sendo somente 1 animal por contêiner. Serão aceitos até 02 (dois) contêineres por viagem, sendo apenas 1 por passageiro.

É proibido o transporte de animal que por sua espécie, tamanho, ferocidade, peçonha ou saúde, comprometa o conforto e a segurança do veículo, de seus ocupantes ou de terceiros.

(*) Para viagens dentro do estado de São Paulo o limite de peso máximo é de 8kg (quilos).

 

Embarque de menores

DOCUMENTAÇÃO PARA VIAGEM DENTRO DO BRASIL

Para o embarque você precisará apresentar o bilhete impresso em nossos totens ou guichês e obrigatoriamente um dos documentos oficiais abaixo:

PASSAGEIROS MAIORES DE 12 ANOS

  1. Carteira de Identidade (RG);
  2. Carteira de identidade emitida por conselho ou federação de categoria profissional;
  3. Carteira de trabalho;
  4. Carteira de Identidade expedida por órgão subordinado à Presidência da República;
  5. Carteira de identidade expedida pelos Comandos das Forças Armadas;
  6. Cédula de Identidade de Estrangeiro - CIE
  7. Registro de Identificação Civil – RIC
  8. Passaporte;
  9. Carteira nacional de habilitação (CNH) física ou por meio de aplicativo digital oficial;
  10. Outro documento com fotografia e fé pública em todo território nacional.

O documento apresentado deve ser original, com foto, em bom estado, ou cópia autenticada em cartório, e que permita o reconhecimento do seu portador.

Em caso de extravio, furto ou roubo do documento de identificação do passageiro e em se tratando de viagem em território nacional, poderá ser apresentado o correspondente Boletim de Ocorrência, desde que emitido há menos de 30 (trinta) dias.

PASSAGEIROS MENORES ENTRE 0 E 12 ANOS

Nenhuma criança ou adolescente menor de 16 anos poderá viajar para fora da comarca onde reside, desacompanhada dos pais ou responsável, sem expressa autorização judicial.

  1. Certidão de Nascimento;
  2. Carteira de Identidade (RG);
  3. Passaporte brasileiro.

O documento apresentado deve ser original, em bom estado, ou cópia autenticada em cartório, e que permita o reconhecimento do seu portador.

PASSAGEIROS MENORES DE 16 ANOS VIAJANDO DESACOMPANHADO DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS

  1. Não poderão viajar para fora da comarca onde residem, desacompanhadas dos pais ou responsável legal, sem expressa autorização judicial.
  2. Poderão viajar, acompanhadas dos pais ou responsáveis legais, com a Carteira de Identidade (RG) ou a Certidão de Nascimento (original ou cópia autenticada).
  3. Poderão viajar acompanhadas de bisavós, avós, tios ou irmãos, maiores de 18 anos, sendo obrigatória a apresentação da Certidão de Nascimento, juntamente com a identificação do acompanhante, para a comprovação de parentesco.
  4. Poderão viajar acompanhadas de uma pessoa maior, sem nenhum grau de parentesco, quando expressamente autorizada pelo pai, mãe ou responsável, e que este esteja portando documentação, como a carteira de identidade. Apenas para este caso, a autorização pode ser realizada em cartórios, não sendo necessária a autorização judicial, com o reconhecimento da firma (assinatura) do pai, mãe ou responsável.

Nenhuma criança ou adolescente menor de 16 anos poderá viajar para fora da comarca onde reside, desacompanhada dos pais ou responsável, sem expressa autorização judicial.

Criança com até 5 anos (até 5 anos, 11 meses e 29 dias) possui gratuidade, desde que seja transportada no colo e sendo uma por passageiro, mas é necessário que os pais ou responsáveis realizem a emissão da gratuidade nos guichês para viagens entre estados.