Imagem incial de Arte Urbana

A verdadeira arte de rua

Queremos que você redescubra a verdadeira arte de rua. Aquela que é símbolo de resistência e tem o poder de mover pessoas para transformar o cenário cinza de cidades em expressões culturais genuínas.

 

As manifestações artísticas desenvolvidas em espaço público acontecem nos lugares menos esperados, além das grandes galerias de arte, e por isso geram identificação e representatividade.

 

Esperamos que juntos possamos desmitificar a arte urbana em todas suas formas, cores e texturas. Porque acreditamos na importância da expressão das ruas. Somos grandes apoiadores desse universo e te conectamos aos principais destinos de arte urbana do país.

1. BECO DO BATMAN

 

Referência para o grafite paulistano desde a década de 1980, o Beco do Batman é um dos pontos mais turísticos da cidade de São Paulo.

Reza a lenda que um grafite do personagem homônimo apareceu da noite para o dia em uma das paredes da viela, sem ninguém sequer conhecer seu autor. Desde então, o local tornou-se tela para artistas pioneiros da arte de rua, como: Os Gemeos, Bueno Caos, Enivo, Paulo Ito, Zezão, Speto, Niggaz, entre outros.

 

Quem visita o bairro boêmio da Vila Madalena pode conferir a galeria a céu aberto com obras que misturam mil cores e estilos e são sempre renovadas.

 

 

 

 

 

Imagem do Beco do Batman em São Paulo

Onde?

Rua Gonçalo Afonso e Rua Medeiros de Albuquerque

Vila Madalena - Região Oeste, São Paulo - SP

 

 

 

 

 

Imagem escadaria Selarón - Rio de Janeiro

Onde?

Rua Joaquim Silva

Santa Teresa/Lapa - Rio de Janeiro - RJ

2. ESCADARIA SELARÓN

 

A escadaria que colore os caminhos entre os bairros de Santa Teresa e Lapa é obra do artista plástico chileno Jorge Selarón (1947-2013), que após visitar mais de 50 países, decidiu viver no Rio de Janeiro. O projeto foi iniciado em 1994 e possui 215 degraus decorados em mosaico com azulejos de diversas cores e formatos – que eram trocados periodicamente por Selarón com peças de seu acervo e outras enviadas por seus fãs ao redor do mundo. Além de atrair o público, o cartão postal já foi cenário de várias produções dramatúrgicas e clipes musicais de artistas nacionais e internacionais.

Imagem de divisão de conteúdo de Arte Urbana

3. RUA SÃO FRANCISCO

 

Localizada no coração de Curitiba, próxima ao Largo da Ordem, a rua é uma das mais antigas e tradicionais da cidade, tendo sua primeira denominação datada em 1786. Se tornou um exemplo de transformação urbana com o projeto “Memórias de Curitiba”, que convidou 20 artistas grafiteiros para ilustrarem fragmentos da história da cidade e do santo que leva o nome da rua. O resultado é um manifesto cultural que une o passado e o presente em uma galeria pública.

 

 

 

IMAGEM DA RUA SAO FRANCISCO

Onde?

Rua São Francisco

Matriz - Curitiba - PR

Imagem Art Tour em Floripa

Onde?

Florianópolis - SC

4. STREET ART TOUR

 

Criada para impulsionar a cena cultural e facilitar a busca do entusiasta do street art, a plataforma – um aplicativo para celular – funciona como um museu digital que mapeia arte urbana na capital catarinense. Além de localizar as instalações artísticas, a ferramenta exibe dados sobre o artista e a arte.

5. MURO DA MAUÁ

 

Finalizado em 1974, o Muro da Mauá foi construído para proteção contra enchentes na região, mas, a partir de 1994 adotou uma nova função: ser tela para diversos artistas gaúchos. Desde então, dezenas de expressões artísticas podem ser descobertas por quem visita o muro que contrasta com a paisagem urbana e tem suas obras renovadas periodicamente.

IMAGEM DO MURO DA MAUÁ

Onde?

Av. Mauá

Centro Histórico - Porto Alegre - RS

Imagem de rodapé de conteúdo de Arte Urbana

Escolha sua data de
Escolha sua data de
Passageiros
Atenção!

aaa

aaa

aaa

aaa

aaa

2

Dúvidas: 4004-5001

Cancelamentos, sugestões e reclamações: 0800-941-3334

Deficiente auditivo ou fala: 0800-770-3603

Assessoria de Imprensa: imprensa,jca@idealhks.com